Novidades

24.04.2018

V Seminário GTISUL promoveu a reflexão do papel do profissional de TI como impulsionador dos negócios

Ao longo de três dias a temática ‘Estratégias inovadoras: transformando tecnologia em resultado’ norteou a programação do V Seminário do Grupo de Gestores do Sul do Brasil (GTISUL). Além de apresentar as tendências na área de TI, estimular o networking e aproximar os parceiros de negócio, o encontro buscou instigar a reflexão do público sobre a postura profissional num mundo que exige colaboração. Realizado em Passo Fundo, pelo terceiro ano consecutivo, o evento reuniu mais de 300 pessoas vindas de diversas cidades do país. 

De acordo com o presidente do GTISUL, Gabriel Prestes, avaliação do V Seminário é muito positiva, visto que superou as expectativas em público, qualidade das palestras e também dos momentos de relacionamento e networking. “O feedback informal dos gestores, convidados e patrocinadores reforça que estamos no caminho certo com relação à dinâmica do evento, estratégia de conteúdo para gestão e atrações para os espaços de networking e relacionamento. Neste ano investimos mais na experiência do nosso convidado, melhorando as áreas de relacionamento, dando mais conforto e espaço reservado às reuniões de negócios, além das atrações gastronômicas e sensoriais com vinhos, cafés especiais e cervejas artesanais. Este sentimento do público também é resultado das melhorias feitas frente à avaliação do seminário anterior e também por reforçarmos a estratégia de convidar presidentes, diretores e gestores de outras áreas de negócios para compartilhar com os CIOs conteúdo voltado para a gestão”, frisa.

Desafios 

A área de TI nas corporações ainda vive o desafio de se tornar menos técnica e mais estratégica. As corporações estão vivendo um cenário em que a tecnologia já impacta ou logo impactará diretamente no negócio e precisam de pessoas que possam, de forma colaborativa, contribuir e conduzir as mudanças necessárias. Na avaliação do presidente do GTISUL, este é um grande desafio de gestão e de cultura das organizações, mas também uma grande oportunidade para que o profissional de TI modele o seu comportamento e assume este papel. “O GTISUL possui o desafio de criar espaços com vivências e conteúdo para desenvolver o lado estratégico do gestor de TI e contribuir para a sua formação pessoal e profissional. É desafio do grupo trabalhar mais próximo das instituições e entidades locais com o intuito de criar um ecossistema que fomente a tecnologia na região”, aponta.

Integração 

Durante o seminário, diversos palestrantes enfatizaram a importância da integração das ações da empresa para o crescimento da TI.  Segundo Gabriel o GTISUL pode estimular esse trabalho, criando fóruns como o do seminário, reunindo gestores de TI, presidentes, diretores e gestores de outras áreas de negócios é uma boa forma de estimular essa integração entre o gestor de TI e as demais áreas da empresa, principalmente com presidentes e diretores. “É necessário uma adaptação comportamental do gestor de TI, para que ele crie as oportunidades para que esta aproximação aconteça”, complementa.

V Seminário em números

40 empresas patrocinadores, com 86 executivos;

Junto com os  64 CIOs, na sexta-feira estiveram presentes 51 profissionais, entre eles diretores e gestores das áreas de negócio das nossas empresas;

49 familiares entre esposas e crianças.

GTISUL 

O GTISUL é formado por gestores de departamentos de Tecnologia da Informação de empresas localizadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com a realização de reuniões mensais, o Grupo debate assuntos de interesse coletivo dos membros através de palestras e rodadas de negócio com fornecedores de todo o Brasil. As sedes das companhias, que juntas faturam cerca de R$ 17 bilhões ao ano, estão em mais de 20 cidades gaúchas e catarinenses como: Passo Fundo, Carazinho, Erechim, Bento Gonçalves, Guaporé, Marau, Não-Me-Toque, Panambi, Santa Maria, Chapecó, entre outras, representando um total de 51 mil funcionários, sendo 500 colaboradores de departamentos de Tecnologia da Informação. Nesta trajetória o GTISUL firmou seus pilares estratégicos na missão de “Agregar Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação, fortalecendo as relações e promovendo o desenvolvimento profissional” e na visão de “Ser referência no Sul do Brasil em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação até 2020.” Todas as nossas ações estão baseadas na união, conhecimento, independência, respeito, profissionalismo e ética.

Leia Também