Novidades

01.10.2019

V Almoço Tradicionalista GTISUL

Mais conhecimento, mais informação, novos caminhos... Sempre buscando mais, o Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação do Sul do Brasil (GTISUL) promoveu mais um encontro: o V Almoço Tradicionalista GTISUL.

O evento aconteceu sábado, 28 de setembro, no CTG Rincão Serrano em Carazinho, e reuniu mais de 80 participantes entre gestores, profissionais de TI, convidados e patrocinadores do evento.

Ao longo do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de discutir, refletir, trocar informações e tirar dúvidas a respeito de temas que estão tendo evidência no atual cenário da TI, e como trabalhar com essas questões nas empresas.

Nossa manhã tradicionalista e de muita tecnologia teve início com a palestra do Alexandrer Rodrigues com o tema "O presente é digital, o futuro é eficiente".

Alexander Rodrigues Vieira, é Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Nove de Julho em 2013, iniciou sua carreira na Schneider Electric, como estagiário, passando por algumas funções até se tornar Engenheiro de Aplicação focado em negócios para Data Center. Atualmente é Engenheiro de Marketing de Produto na Schneider Electric, sendo responsável pelo desenvolvimento da oferta de EcoStruxure IT no mercado brasileiro, pela linha de nobreaks trifásicos, lançamento de produtos, além de ministrar treinamentos e palestras sobre sistemas de energia, Edge Computing e tecnologias de IoT para Data Center e TI distribuído.

Recentemente foi reconhecido como melhor suporte na região internacional em 2018, pela sua contribuição com a implantação do maior projeto de EcoStruxure IT da América Latina no segmento de finanças.

Vieira nos trouxe informações relevantes sobre o ecossistema de computação que continua evoluindo constantemente e para suprir as limitações da nuvem nos apresentou o Local Edge como solução para informações extremamente críticas que não podem sofrer nenhuma interferência, tanto com lentidão quanto trazendo maior proteção contra vazamento de dados sensíveis. Tendo em vista que a transformação digital traz novas tecnologias, o Edge é comparado com a "cebola" pois tem diversas camadas definidas para entregar solucões mais robustas e focadas para cada área específica.

A segunda palestra da manhã foi realizada pela empresa Meta. Tiziane Fighera Back iniciou apresentando a empresa, que hoje trabalha com um portfólio amplo desde a estratégia, o software, as operações e o SAP para atender seus clientes. Back, também nos trouxe algumas informações dos cases de sucesso da empresa.

Em seguida, Fábio Ribeiro deu seguimento a palestra com tema Transformação Ágil.
Ribeiro, é reconhecido como expert em Lean Agile e Transformação Digital, e Lean Change Management, atua há mais de 15 anos em TI ajudando corporações de diferentes mercados a se transformar e atingir com sucesso seus objetivos de negócio.
Durante a palestra Ribeiro trouxe o questionamento: "Como ganhar na era digital?" Segundo ele, os diferenciais mais importantes para poder competir na economia digital são: velocidade, time to market, time to decision.

A empresa Otimiza deu seguimento a nossa manhã de conhecimento com a palestrante Silvana Maria Tiburi Bettiol, o tema abordado foi: "Por que não ter uma empresa robusta?". Silvana é sócia-fundadora e consultora da Otimiza Consultoria em Administração.
Possui experiência na gestão de processos industriais e administrativos em empresas de diversos segmentos.

Atua na elaboração e gerenciamento de projetos, que vão desde a instalação de unidades fabris, implementações de novos processos de fabricação, modelagem de sistema de gestão corporativa e redesenho de processos de gestão, também é especialista em projetos de implementação de sistemas. Hábil na formação, desenvolvimento e gestão de equipes. Graduada em Engenharia Mecânica e em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul e especializada em Administração Geral, também pela UCS e Certified Business Process Professional (CBPP) pela ABPMP International.


Bettiol, falou sobre a estratégia da Otimiza, que tem como objetivos a transformação dos modelos de negócio, aplicação de métodos que produzam melhores e maiores acertos, aproximação da gestão a tecnologia, da pessoa ao método, do negócio ao resultado e realização de eventos que entreguem eficácia.

Ainda salienta que "...o mundo é imprevisível e estamos vivendo uma velocidade de informações que não conseguimos acompanhar. Precisamos aprender a viver no caos e sermos mestres em analisar e executar as ações necessárias. Precisamos tirar vantagem da desordem e aprender com ela. Separar dentro da organização os sistemas frágeis e os anti-frágeis e assim trabalharmos em cima dos frágeis para que se tornem anti-frágeis ."

Finalizando nossa manhã de palestras a empresa Metadados trouxe o palestrante Robledo Luza para falar sobre o tema: "Afinal de contas, o que está acontecendo com as pessoas? - As transformações culturais da sociedade e dos ambientes de trabalho."
Robledo é formado em Filosofia e com Mestrado em Educação. Foi professor da área de Filosofia da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é Diretor Administrativo e Comercial da Metadados, empresa especializada em softwares e serviços de apoio à gestão de recursos humanos. Luza afirma que as emoções são fundamentais no papel da cognição humana e que a emoção tem um papel fundamental na aprendizagem.
Nos dias atuais temos a sensação de aceleração do tempo o que nos trouxe um sentimento de urgência, cada vez temos mais disponibilidade de acesso as informações e por isso precisamos estar sempre em constante produção e aprendizado.

O evento contou com o apoio e patrocínio das empresas NewConnect e Schineider Eletrics do Brasil, Meta, Otimiza e Metadados. Os patrocinadores elogiaram as iniciativas do grupo GTISUL e ressaltaram a importância desse tipo de movimento para o crescimento do segmento, bem como dos profissionais da área de TI.

As atividades do V Almoço Tradicionalista GTISUL encerraram com o almoço de confraternização e uma apresentação da Invernada Mirim do CTG Rincão Serrano e o grupo Guris do Pampa.

A cobertura completa de fotos do evento está disponível no link:

https://photos.app.goo.gl/9RkKTadX7qQPFADR6

Leia Também