Novidades

03.10.2018

IV Almoço Tradicionalista GTISUL

Mais conhecimento, mais informação, novos caminhos... Sempre buscando mais, o Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação do Sul do Brasil (GTISUL) promoveu mais um encontro: o IV Almoço Tradicionalista GTISUL.

O evento aconteceu no último domingo, 30 de setembro, no Centro de Eventos Gran Palazzo em Passo Fundo, e reuniu mais de 100 participantes entre gestores, profissionais de TI, familiares e patrocinadores do evento.

Ao longo do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de discutir, refletir, trocar informações e tirar dúvidas a respeito de temas que estão tendo evidência no atual cenário da TI, e como trabalhar com essas questões nas empresas.

Iniciamos a manhã com a palestra "Inteligência Analítica e Nuvem Híbrida" de Lourenço Taborda, Arquiteto de Soluções Digitais na Nuvem, na Oracle.

Ao longo da palestra, Taborda ressaltou “Os negócios demandam dados.” ... “Temos um vasto universo de dados. Produzimos informação como nunca, e precisamos trabalhar com o valor por trás desses dados.” A partir dessa reflexão, Taborda explorou alguns cenários e sugestões de como trabalhar estrategicamente a Inteligência Analítica nas empresas.

Na segunda palestra, Rodrigo Rocha e Maurício Corrêa, sócios fundadores da Gruppen, esclareceram questões a respeito da lei de proteção de dados, trazendo a palestra " A nova lei de proteção de dados e as camadas de proteção".

Rodrigo Rocha atualmente responde pela Gerência de Serviços Gerenciados de Segurança, e ressaltou a importância da proteção dos dados em uma organização “O produto mais valioso que temos hoje são os dados”... “50% do valor das empresas está nas informações”.

Rodrigo também abordou alguns métodos, e as consequências que as empresas podem sofrer no caso de ausência de conformidade com a lei.

Maurício Corrêa, Especialista de Segurança da Informação complementou a palestra abordando o tema “Camadas de Proteção”, e ressaltou: “É necessário reconhecer as vulnerabilidades para definir a melhor forma de gerenciá-las.”

No Espaço DropReal, Manoel Ramos, Founder & Border na DropReal, abordou os principais pilares da segurança da informação, ameaças à segurança e seus impactos, na palestra " Indústria 4.0 e IoT: riscos, ameaças e mecanismos inteligentes de proteção".
Manoel Ramos é especialista em Segurança da Informação. Possui 17 anos de experiência em TI, sendo 13 diretamente em Segurança da Rede.

Manoel iniciou a palestra ressaltando: “Uma ameaça sempre explora uma vulnerabilidade.” ... “É preciso prevenir os incidentes e analisar os impactos”. A partir dessas afirmações, apontou alguns processos essenciais para prever e tratar ameaças: prevenir, proteger, medir e gerenciar de forma contínua.

A programação de apresentações encerrou com a palestra "Foco em soluções de Blockchain para o mercado corporativo", de  Fábio Junges, Diretor Comercial na Teevo e Business Partner na OnePercent, empresa especializada em soluções de Blockchain.

Fábio iniciou a palestra definindo o conceito “Blockchain”. Segundo ele, o Blockchain é a maior inovação da área tecnológica dos últimos tempos.

Fábio ainda fez uma analogia com o impacto da chegada da internet, no início da década de 1990, e ressaltou: “O Blockchain é uma revolução que permite redesenhar os modelos de negócios.”

O evento contou com o apoio e patrocínio das empresas Oracle, Gruppen, DropReal e OnePercet. Os patrocinadores elogiaram as iniciativas do grupo GTISUL e ressaltaram a importância desse tipo de movimento para o crescimento do segmento, bem como dos profissionais da área de TI.

As atividades do IV Almoço Tradicionalista GTISUL encerraram com o almoço de confraternização. A cobertura completa de fotos do evento está disponível no link https://flic.kr/s/aHsmr5e1fF

Leia Também