Novidades

10.11.2015

"O TI tem sido o carro chefe nas organizações"

Confira a entrevista realizada pelo membro da GTISUL Diego Schwalbert que é gestor de TI da E Orlando Roos Comércio de Cereais Ltda em Não-Me-Toque/RS que foi realizada para um de seus fornecedores e publicada na segunda edição do Jornal Agrotitan, com distribuição dirigida em novembro de 2015.

 

Nesta 2ª edição do informativo de agronegócio da VIASOFT, o gerente de TI da Sementes Roos, Diego Schwalbert, detalha a necessidade e a importância das empresas terem como aliado o setor de TI.

 

REDAÇÃO: Qual a sua formação e quanto tempo você atua na área?

DIEGO: Graduado em Sistemas de Informação pela Ulbra Campus Carazinho, pós-graduando em Liderança e Comportamento Organizacional pela IMED, Passo Fundo. Atuo há 14 anos na área de TI sempre em empresas do ramo do agronegócio.

REDAÇÃO: Qual é seu histórico profissional?

DIEGO: Iniciei em 2001 em uma cooperativa da região como auxiliar de informática, mais tarde em 2007 iniciei na E. Orlando Roos onde atuo até os dias de hoje. Comecei como Assistente de TI, depois Coordenador de TI e hoje atuo como Gerente de TI.

REDAÇÃO: Atualmente os profissionais de TI tem assumido um papel estratégico dentro das organizações. Como você avalia esta mudança de postura e até mesmo de reconhecimento da área perante os donos, sócios e colaboradores das empresas?

DIEGO: É instigante, é desafiante e para os outros gestores de TI que pensam semelhante a mim, é a nossa cara. Inicia-se com a necessidade sobre a tecnologia já que se torna cada vez mais presente no dia a dia de todos e mais tarde vem a percepção que a TI tem vários mecanismos que fazem o negócio evoluir. Se a gente for analisar o profissional desta área é o que mais está preparado para a novidade, todo dia um desafio, uma ferramenta nova, se envolve com todas as áreas e tem a visão macro da empresa. A cada necessidade dentro da organização tem em mente uma solução tecnológica e um pensamento de automatizar e melhorar os processos. Esta necessidade está cada vez mais presente e a visão de mudança e evolução vem a contribuir com a estratégia da empresa. Essa é a demonstração de importância da área de TI nas organizações para ajudar o negócio a evoluir e lucrar, e quando dá resultado o reconhecimento é consequência.

REDAÇÃO: O setor em que atua está em constante evolução, como você faz para acompanhar estas alterações?

DIEGO: Sair da casa impõe medo em muita gente, mas para mim tem sido fundamental todo esse networking, faço parte do GTISUL, www.gtisul.com.br, nos reunimos mensalmente para debates, confrontos de fornecedores, conhecemos as estruturas de outras empresas e cases de sucesso tudo isso claro sem comprometer os segredos e estratégias do negócio de cada um. Trocamos e-mails quase que diariamente sobre fornecedores, serviços e soluções e todos os gestores de TI que tem participado estão evoluindo muito com isso. Hoje é muito fácil comprar do fornecedor conhecido e solucionar a necessidade, muitas vezes resolve mesmo, mas talvez pagando mais caro ou não atingindo todo o resultado desejado, a solução que mais irá lhe ajudar, o comparativo custo benefício, o conhecimento dos resultados atingidos esse networking proporciona e ajuda muito.

REDAÇÃO: Qual a importância da utilização de um software especialista para a gestão de uma empresa do porte da Sementes Roos?

DIEGO: Acredito que hoje, indiferente até de porte, mas sim falando especificamente deste nosso ramo de negócio, as particularidades e os desafios que o setor do agronegócio vive não se igualam muito aos de outros setores. Ter uma empresa focada e integrada com a maneira de trabalho e as necessidades que o negócio exige pode até se tornar uma vantagem competitiva no fim das contas.

REDAÇÃO: Há quanto tempo vocês utilizam soluções de agronegócio VIASOFT e o que os motivou a efetuar essa mudança?

DIEGO: Nossa utilização é recente, estamos utilizando a solução por 1,5 anos e o que mais motivou a mudança foi a proposta de desenvolver e acompanhar a evolução que a E. Orlando Roos está vivendo, estar pensando e desenvolvendo novidades e sempre procurando atender as necessidades do cliente, antecipar as tendências do negócio é o carro chefe para que a parceria entre a empresa e a solução de certo.

REDAÇÃO: No quesito inovação, como avalia a VIASOFT com relação a antecipação de necessidades frente ao mercado e ao seu concorrente?

DIEGO: A Viasoft está à frente sim, boa visão sobre as necessidades e soluções em andamento estão em constante evoluções. A E. Orlando Roos tem aproveitado esta visão e acrescentado, solicitado e contribuído muito para melhoria continua, olhamos aqui o Portal do Produtor como um bom exemplo disto, surge aqui na empresa a visão de que este portal se tornará uma ferramenta muito importante de gestão do negócio para o cliente Roos e nossos analistas de negócios estão filtrando isso e trazendo melhorias muito boas para a ferramenta se tornar um sucesso.

REDAÇÃO: Como a Sementes Roos utiliza suas ferramentas e sistemas com o foco de tornar suas informações um diferencial competitivo no mercado?

DIEGO: Acredito que com um foco referenciado a tudo o que comentamos até aqui, buscar sempre informações confiáveis em um único local sem controles externos tentando assim diminuir os retrabalhos, definir papéis e melhorar os processos da empresa, adaptar-se ao novo e compreender os ganhos que o novo pode proporcionar. Uma empresa aliada a boas ferramentas, processos ágeis e sem retrabalhos hoje tem um grande diferencial competitivo, o mercado anda muito rápido e a empresa que está trabalhando estes objetivos está a frente com toda a certeza e este é o foco e o apoio que o departamento de TI está buscando para a E. Orlando Roos constantemente.

Leia Também